sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

E.E.I.F.MARIA ANGELINA PETROLA

HISTÓRICO DA E.E.I.F. MARIA ANGELINA PETROLA                        

A E.E.I.F. Maria Angelina Petrola, localiza-se na cidade de Arneiroz, estado do Ceará, na Avenida Cel. Virgílio Távora, nº 288 Bairro Centro, pertencente a rede municipal de ensino, como ponto de referência pode se citar a Escola de Ensino Médio Maria Dolores Petrola, Fórum Dr. Francisco Suenon Bastos Mota, Secretaria de Ação Social.
A escola conta com apoio de: Secretaria de Ação Social, Biblioteca Pública Paulo Jorge de Melo Filho, e da biblioteca escolar Cecília Maria Feitosa Gonçalves rede elétrica, saneamento básico regular, água canalizada. Conselho Tutelar, Pró-cidadania, etc.
-Histórico da escola
A escola supra citada foi fundada em 1979, sendo que manhã e tarde funcionava de 1ª a 4ª série, e a noite o fundamental maior, com um reforma educacional na década de 90 a referida escola passou a ofertar educação infantil, fundamental menor e maior
Infra-estrutura da unidade escolar
A EEIF Maria Angelina Petrola dispõe de: 10 salas de aula, uma biblioteca, uma secretaria, uma sala de direção, 6 banheiros, uma sala dos professores, uma cozinha, um laboratório de informática, um depósito de merenda e um almoxarifado.
ASPECTO DOUTRINAL
-Filosofia da escola(PPP)
O PPP (Projeto Político Pedagógico) surgiu da necessidade de construir um instrumento capaz de nortear o trabalho da escola E.E.I.F. Maria Angelina Petrola rumo aos seus objetivos partindo sempre da análise da realidade, pois a educação é contudo, um processo gradativo, que deverá cumprir sua função social, por meios de ações de curto e longo prazo, tendo a participação de toda a sua comunidade.
Logo, este projeto será avaliado constantemente, não tornando se assim em uma bíblia, mas em um instrumento aberto a mudanças, conforme a necessidade vigente.
VISÃO DE FUTURO
De a cordo com a lei de diretrizes e bases. LDB, é função da escola preparar o aluno para o exercício da cidadania bem com a sua inserção no mercado de trabalho desse modo, a visão de futuro deverá potencializar uma formação mais consistente em que os conteúdos curriculares sejam trabalhados e aplicados de forma significativa nas diversas situações da vida. Priorizar também a legitimidade da instituição e as suas ações, como: a realização do credenciamento da escola e o reconhecimento dos cursos por ela ofertados.
Neste sentido, pretende-se que em 2011 a Escola Maria Angelina Petrola, que contempla a Educação Infantil e o ensino Fundamental seja referência na sociedade arneiroense e que a qualidade de sue atendimento se reflita no elevado nível de satisfação de seus educadores, pais e educandos, bem como, no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral do aluno.

MISSÃO
A missão da referida escola é assegurar o acesso e a permanência dos alunos, bem como o seu sucesso, contribuindo no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento no que se refere aos aspectos: sócio-afetivo, físico, cognitivo, cultural e psicomotor, formando cidadãos críticos, participativos e criativos capazes de agir na transformação da sociedade, transformando-a e tranformando se a medidaque interage com o meio .

OBJETIVOS GERAIS
• Utilizar o Projeto Político pedagógico como instrumento de inovação da prática pedagógica e da proposta curricular, construindo condições e possibilidade de melhoria de ensino.
• Promover o desenvolvimento da comunidade escolar e pais na elaboração e seleção da base curricular e soluções dos problemas educacionais.
• Possibilitar a todos os educandos sem distinção de raça, gênero e religião, a cultura do sucesso escolar, considerando a pluralidade de dimensões da formação humana, de modo a se inserir de forma cidadã, critica na sociedade, oportunizando também aos alunos o direito de aprender a ser, viver e conviver de forma consciente e democrática.
• Habilitar e inserir nossos alunos no mercado de trabalho.

FINALIDADES
A Escola de Ensino Infantil Fundamental Maria Angelina Petrola tem por finalidade atender o disposto nas constituições Federal Estadual e Municipal, na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, ministrar a Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e adultos (EJA), observadas em cada caso, a legislação e as normas especificamente aplicáveis.

CLIENTELA ATENDIDA
A escola atendea crianças desde as séries iniciais até as finais no ensino fundamental um e dois. 04 anos (Educação Infantil) e 9º ano do Ensino Fundamental.
-Tendência adotada
PAPEL DA ESCOLA

1. Função Social da Escola: Promover acesso ao saber sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos, instrumentalizar o indivíduo na sua formação como cidadão atuante na sociedade em que está inserido.
2. Eixos Norteadores: Aprender a aprender, Aprender a ser, Aprender a viver, Aprender a fazer.
3. Valores: respeito, solidariedade, disciplina, coletividade; Trabalho coletivo; Criar para humanizar; Compromisso.
4. O trabalho pedagógico: A escola repensa constantemente o seu papel pedagógico e a sua função social, para tanto, se faz necessário refletir sobre a escola que temos se voltada para os interesses políticos, se discriminadora e produtora de mecanismos de controle que impedem que os nossos estudantes consigam enfrentar em condições de igualdade ou como melhor enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Para que a escola cumpra a sua função será necessário:
• Integração e participação da comunidade escolar;
• Os segmentos da escola devem estar plenamente voltados à completa valorização do educando;
• Cursos de formação e qualificação dos profissionais da educação;
• Criação e reorganização do espaço físico;
• Material didático e outros que facilitem o trabalho do professor;
• Números de alunos em sala de aula condizentes com a metragem do ambiente;
• Recursos humanos, pedagógicos e financeiros;
• Cobrança de regras e convivência em grupo;
• Melhor qualificação profissional e salários compatíveis com os diferentes níveis e funções;
• Restabelecimento da motivação e credibilidade dos professores, a partir do conteúdo regulamentado no PCCR aprovado em 2010.
Avaliação: Em nosso cotidiano estamos constantemente avaliando e sendo avaliados por aqueles que conosco estabelecem processos de interação, mesmo que muitas vezes não o percebamos conscientemente. Há, entretanto, um espaço onde essa avaliação determina muitas vezes o destino dos sujeitos: a escola. A avaliação escolar é explicitada através das notas que os alunos conseguem obter, porém, a forma pela qual essa avaliação é representada pelos professores, freqüentemente vem provocando sérios prejuízos àqueles que a ela são submetidos. A desvalorização por boa parte dos professores dos conhecimentos que os alunos trazem de sua vivência no cotidiano faz com que muitas vezes estes fiquem quase que totalmente desmotivados para a aprendizagem que deles vai ser exigida pelo currículo escolar. Se o aluno não conseguiu apreender os conhecimentos e competências que a instituição pretendia que ele o fizesse, é classificado como fracassado. Os saberes construídos fora do contexto escolar perdem sua validade na escola, uma vez que só são valorizados os padrões determinados pela instituição, e o aluno da camada social menos favorecida, fracassa diante da expectativa a seu respeito. A escola determina quais as competências que o aluno deve adquirir A avaliação merece um destaque a parte, pois diz respeito a um processo mais amplo e abrangente que abarca todas as ações desenvolvidas na ação pedagógica, assim como todos os sujeitos envolvidos. Portanto, deve estar claro para aquele que avalia que ele também é parte integrante do processo avaliativo uma vez que foi o responsável pela mediação no processo de ensino-aprendizagem.
Dentre as dificuldades que se coloca sobre a avaliação, estão presentes ainda muitas questões do passado, como: provas, trabalhos, recuperação, apropriação dos conceitos mínimos, o empenho dos estudantes no processo, as condições objetivas da prática docente, em relação à correção. Daí a necessidade de implantar no cotidiano escolar, uma prática avaliativa, diagnóstica, contínua, formativa e processual, seguida por alguns critérios, os quais são fundamentados no regimento escolar da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Maria Angelina Petrola:
 Observação sistemática
 Atividades específicas (trabalhos individuais e em grupo: Seminários, experiências científicas, FACIC, PRALI, Gincanas e outros.)
 Avaliação escrita e recuperação paralela.
 Concurso com premiação por melhor desempenho nas áreas de estudos e disciplinas.
 Promover incentivo aos alunos que mais freqüentam a biblioteca.
 Auto avaliação (possibilitando ao aluno analisar e interpretar sua aprendizagem no processo de aquisição do conhecimento).
A recuperação paralela, prevista em lei ajuda a reelaborar estes conceitos que por ventura não foram apropriados por alguma razão e que novas oportunidades de recuperação devem ser oferecidas, não restringindo apenas no sentido de realizar mais uma prova. Estas novas oportunidades deverão estar devidamente registradas no diário de classe e devem ser lembradas por todo educador/a que é um direito do aluno. Portanto o trabalho do professor é fundamental na condução do processo. É função docente estar atento a esta questão.



Metas
• Buscar o comprometimento e participação dos pais/responsáveis na educação escolar;
• Articular trabalho pedagógico entre disciplina-interdisciplinaridade;
• Atendimento ao aluno com dificuldades em aprendizagem em turnos diferentes;
• Gerenciamento de recursos financeiros de maneira mais participativa.
• Desenvolver a capacidade de organização dos estudantes quanto a preservação e a limpeza do ambiente educativo.
• Desenvolver junto aos educandos valores, como respeito, disciplina e solidariedade, entre outros.
• Reavaliar o Projeto Político Pedagógico.
• Repensar a prática pedagógica a fim de que os alunos melhorem o Índice de Desenvolvimento Educacional.
• Fortalecer as relações entre os profissionais da escola, discutindo ética e responsabilidade de todos os envolvidos na comunidade escolar.
• Realizar encontros com professores por áreas objetivando um processo educacional interdisciplinar.
• Estreitar as relações entre escola e comunidade.
• Desenvolver um ambiente de respeito entre alunos, professores, direção e demais funcionários, tendo como base as regras estabelecidas no regimento escolar.
• Fazer intervenções com relação a problemas de indisciplinas tendo como base o regimento escolar e código de ética, os mesmos elaborados em consonância com professores, núcleo gestor e conselho escolar.

Instrumentos norteadores
• Regimento escolar
• Código de ética
• Calendário escolar
• Horário das aulas
• Ficha de controle: Faltas e substituições (professores, núcleo gestor e serviços gerais.)
• Fichas de controle: material didático e de limpeza.
• Fichas de acompanhamento (plantão pedagógico; plano de aula; acompanhamento em sala de aula.)
• Fichas de controle:saída de alunos.
-ASPECTOS OPERACIONAIS
MODALIDADE DE ENSINO E FUNCIONAMENTO DOS CURSOS
A E.E.I.F. Maria Angelina Petrola oferece as seguintes modalidades de ensino:
Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- Educação infantil (04 e 05 anos), período matutino
- Ensino Fundamental I (1º à 5º ano), período matutino
- Ensino Fundamental II (6º à 9º ano), período vespertino e noturno
- Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 6º à 9º ano -, período noturno.
MODALIDADES ALUNOS TRANSFERIDOS DESISTENTES
Pré-escola 4 anos 52 5 0
Pré-escola 5 anos 62 2 0
1º ano 55 2 1
2º ano 75 10 0
3º ano 62 7 1
4º ano 72 6 0
5º ano 80 4 1
6º ano 157 8 0
7º ano 202 7 3
8º ano 160 8 1
9º ano 120 7 3
EJA-6º/7º 21 1 5


Objetivos:
• Desenvolvimento da capacidade de aprender a socializar o que aprendeu, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, da interpretação e da produção textual;
• Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades de formação de atitudes e valores;
• Contribuir para a formação da consciência critica bem como a aquisição para o desenvolvimento da sociedade vigente;
• O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços, da solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


ESTRATEGIAS DA AÇÃO PEDAGÓGICO – ADMINISTRATIVO

• Reuniões pedagógicas.
• Oficinas pedagógicas para toda comunidade escolar.
• Realização da Feira de Arte e Ciências (FACIC).
• Recreações dirigidas.
• Planejamento de roteiros diários que contemplem as áreas de estudos. (Educação Infantil)
• Aquisição de material didático pedagógico que facilite no processo de ensino aprendizagem.
• Equipamentos da sala de aula.
• Reuniões, palestras, encontros com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar os pais a participarem do espaço escolar.
• Oficina de matemática: LEMA (Laboratório do Ensino de Matemática)
• Torneios esportivos.
• Jogos populares
• Experiências científicas
• Eventos culturais
• Projetos de leitura (Carrocinha Ambulante, Maratona de Leitura, Pétalas)
• Comissão para formação de profissões (arte culinária, pintura, artesanatos diversos).
• Calendário escolar por disciplina (disciplinas trabalhadas em módulos seqüenciados).
• Quadro de honra (painel com nome dos alunos que tem melhor desempenho, premiação medalha ou certificado).
• Comissões para animação (auxilio ao professor no repasse dos conteúdos).
• Orientação psicológica para pais e alunos.
• Aplicação da PRALI (Prova de Laboratório de Informática).
• Soletrando (ação desenvolvida pelo grêmio estudantil).
• Projeto Jeito de Olhar: Aborda assuntos referentes a afro descendentes.
• Projeto Pétalas e Maratona de Leitura: cada turma agendará uma vez por semana a hora da leitura. Livros, revistas, jornais e outros para prática na sala de aula, na biblioteca, bem como nos cantinhos de leitura organizados dentro da escola ou fora dela.
• Projeto Paraíso Com vida: voltado para a conscientização da preservação do meio ambiente, no local conhecido como paraíso (Rio Jaguaribe) onde as pessoas da localidade e municípios vizinhos utilizam como área de lazer.
• Projeto xadrez em sala de aula.
• Realização gincana de Bairros entre outras, visando à integração da comunidade escolar.
• Momento cívico Semanal: Nas segundas-feiras e sextas-eiras antes do inicio da aula, alunos professores e funcionários entoam os Hinos Nacionais e Federais.
• Reunião de pais para tratar de assuntos relacionados aos alunos.


Diretor: Cicero Rêgo

O NEGRINHO DO PASTOREIO


Oa alunos do 6º ano fizeram a dramatização da história "O negrinho do pastoreio", na semana da consciência negra, ação desenvolvida dentro do projeto "Jeito de Olhar" que visa a conscientização a respeito da cultura afro-descendência.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PRESIDENTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL SE EMOCIONA EM DISCURSO.


o aluno Ricardo Salviano, presidente do grêmio estudantil Jonathan Jeferson Freire, não se conteve ao falar em tom de despedida, já que é o último ano do seu mandato.
Ficou emocionado ao falar da sua trajetória frente a presidência, bem como a sua luta para conseguir parcerias e colocar projetos do porte do soletrando em prática.
A escola agradece o seu empenho e torce para que os próximos gremistas tenham a mesma garra e perseverança do presidente que se despede.

A direção.

IASMIN NUNES, GANHADORA DO SOLETRANDO 2011


IASMIN NUNES ALUNA DO 5º ANO FOI A VENCEDORA DO SOLETRANDO 2011.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Soletrando 2011

O grêmio estudandil Aluno Jonathan Jeferson Freire da escola Maria Angelina Petrola realiza nesse dia 08/12/2011 a segunda edição do PROJETO SOLETRANDO, que tem o apoio da Escola E.E.I.F. Maria Angelina Petrola, dos comerciante locais: Marcos Motos, Neri Nunes, Airton Novinho, Paz Loureiro, Professores: Deise,coordenadores e ao Diretor Cícero Rêgo, comerciantes de Tauá: Mercado e Frigorífico Super 10,Mercado o Arlei, MAKAVI, Mercantil Santo Santo Amaro, Salão Lucas, Secretária de Educação de Arneiroz Telma Gleide, Hozanan Filho e Prefeitura Municipal de Arneiroz.

Semana da Consciência Negra

Aconteceu entre os dias 19 e 23 as apresentações na escola Maria Angelina, localizada na região dos Inhamuns, estado do Ceará, a culminância do projeto sobre a consciência negra, ocasião onde foram apresentados trabalhos produzidos por alunos e professores referente ao tema abordado.

Tivemos a participação de pais e representantes da secretaria de educação, que vieram prestigia os trabalhos que resgataram um pouco da cultura afro-decendente.

 Tivemos também a apresentação de alunos da Associação Garra Cearense (capoeira), que abrilhantaram as apresentações.